sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Biologia - Ensino Médio


Alunos do Ensino Médio
Colar no caderno para o dia 29/08/2012
Biologia
 
Componentes do núcleo

O núcleo é indispensável para divisão celular e controle das atividades metabólicas das células eucarióticas, como a síntese de proteínas.

O núcleo na célula eucariótica, que não está em divisão, é formado de :

Carioteca: è uma dupla camada interrompida por poros que faz o intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma, é formado por proteínas e fosfolipídios.

Nucleoplasma: Chamada também de cariolinfa é uma massa semiliquida, de aspecto homogêneo, que preenche o núcleo.

Retículo Endoplasmático: Responsável por circular e processar no núcleo, especialmente de células do fígado e do coração, mensagem químicas mediadas por íons de Cálcio.

Cromatina: è constituída por histonas, que é a associação do DNA a proteínas. O ciclo de vida da célula é dividido em interfase (onde não há divisão) e a divisão celular. Na interfase ( núcleo interfásico) , a cromatina aparece como um emaranhado de filamentos finos e descondensados; já na divisão celular ele aparece como filamentos bem condensados (espiralizados) e individualizados , que constituem os cromossomos.

Existem dois tipos de cromatina, a eucromatina que se condensa só na divisão celular e a heterocromatina, que se condensa na interfase.

Nucléolo: è um corpúsculo aproximadamente esférico, não delimitado por membrana e constituído por RNA ribossômico, DNA e proteínas. Nele ocorre a associação entre o RNA ribossômico e moléculas de proteínas. Portanto, o nucléolo está diretamente ligado com a origem dos ribossomos.

Cromossomos

Do ponto de vista químico, cromossomos são constituídos principalmente por DNA e proteínas; do ponto de vista genético, é uma sucessão linear de genes; do ponto de vista citológico, são filamentos no interior do núcleo, muitos distendidos na interfase e condensados durante a divisão celular.

Centrômero é uma região cromossômica que apresenta um estrangulamento, nessa estrutura existe um disco proteico, chamado cinetócoro, responsável por prender os filamentos cromossômicos ás fibras do fuso.

De acordo com a posição dos centrômeros, os cromossomos podem ser classificados em: metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico.

Em 1963, foi estabelecida uma classificação para os cromossomos de acordo com tamanho e posição dos centrômeros. Nessa classificação os cromossomos foram divididos em sete grupos, de A a G.  Cada grupo possui um par de cromossomos, que estão distribuídos em ordem decrescente e tamanho e numerados de 1 a 22. Os cromossomos sexuais, X e Y, estão distribuídos, respectivamente no grupo C e grupo G.

Os filamentos de cromatina, que formam os cromossomos nos chamamos de cromonema, e as pequenas granulações cromossômicas ( espiralização) presentes no cromonema, nos chamamos de cromômeros.

Cromátides são os filamentos que compõem o cromossomo duplicado, essa duplicação ocorre na interfase, sendo que as duas cópias se mantém unidas pelo centrômero, e quando ocorre à separação da cromátide, se formam dois cromossomos simples.

O número de cromossomos é fixo dentro de uma mesma espécie. Na maioria dos seres vivos os cromossomos apresentam-se aos pares, constituindo os cromossomos homólogos. Assim os 46 cromossomos humanos formam 23 pares homólogos.

Alelos são genes que ocupam posições correspondentes em cada homólogo e que atuam na mesma característica.

As células com dois conjuntos semelhantes de cromossomos são denominados células diploides ou 2n. Espermatozoides e óvulos possuem um único grupo de cromossomos e são denominados haploides ou n. Genoma é o conjunto haploide de cromossomos.

Cariótipo é o conjunto de características dos cromossomos quanto ao número, forma e tamanho. O cariótipo humano é composto de 46 cromossomos, dos quais 44 são autossomos (A) , que são responsáveis pelas características somáticas ( Cor dos olhos, cabelo etc..) e 2 são heterossomos, que são cromossomos sexuais, X e Y.

O cariótipo humano pode apresentar alterações numéricas chamadas aneuploidias, quando a alteração envolve um cromossomo a mais ou a menos no conjunto cromossômico; ou euploidias, quando as alterações envolvem o conjunto cromossômico inteiro, formando conjunto triploides, tetraploides etc.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário