sexta-feira, 24 de agosto de 2012

1º Ano do Ensino Médio - Biologia


Colar o texto no caderno para o dia 29/08/2012
Biologia
1º Ensino Médio
 
Fotossíntese

A fotossíntese é um processo que consiste na conversão de energia luminosa em energia química e formação de compostos orgânicos pelos seres clorofilados.

A fotossíntese se divide em duas etapas:

Etapa luminosa ou fotoquímica: Ocorre na presença de luz, onde os elétrons que estão na clorofila (tipos a e b) ficam excitados, ou seja, passam a ter níveis de energia mais altos, assim eles escapam das moléculas de clorofila e vão servir para realizarem dois processos, que são:

Fotofosforilação: Ligam os grupos de fosfato ao ADP, formando ATP.

Fotólise da água: Quebra da molécula da água formando gás oxigênio, que é eliminado para o ambiente, e hidrogênio, que se liga a substância NADP, formando NADPH2.

Etapa Escura ou química: Compreende a formação de moléculas orgânicas pela incorporação de CO2 do ambiente. Assim os ATP formado na etapa luminosa vão fornecer energia para ligar molécula de CO2 a moléculas de ribose fosfato (5 carbonos), formando uma molécula de 6 carbonos, que é quebrada em 2 moléculas de 3 carbonos, que vão receber hidrogênios do NADPH2 , e se tornam fosfoglicerato. E a partir desse fosfoglicerato, se formam açucares, como a glicose.

A fotossíntese ocorre no cloroplasto, sendo que a etapa luminosa ocorre nas lamelas e  nos grana, e toda a etapa escura acontece no estroma ou matriz.

Fatores limitantes são aqueles que podem, juntos ou isoladamente, impedir a elevação da taxa fotossintética, como exemplo, temos: Temperatura, Intensidade luminosa e concentração de CO2.

Chama-se de ponto de compensação fótico ou luminoso, quando a intensidade luminosa, faz com que as taxas de processos respiratórios e fotossintéticos fiquem equivalentes, ou seja, igual. Assim a quantidade de O2 consumida na respiração será igual a produzida na fotossíntese, o mesmo ocorrerá com o CO2 . Mas devemos lembrar que uma planta só conseguirá acumular matéria orgânica e crescer, quando o processo de fotossíntese for maior que o ponto de compensação fótico.

Quimiossíntese

É a produção de alimento orgânico, feita por algumas bactérias, sem a utilização da luz. Nesse processo a fonte de energia, é a energia liberada no processo de oxidação de substâncias orgânicas.

Seres autótrofos: São seres que produzam alimento orgânico. Ex: plantas, algas e bactérias autótrofas.

Seres heterótrofos: São seres que se alimentam da matéria orgânica produzida pelos seres autótrofos. Ex: Animais.

 

Fase Luminosa e escura no Cloroplasto


 
                              Exemplo de quimiossíntese

3 comentários: