quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Professor André - 1º Ano Ensino Médio - Artes


A arte românica


*Início da Idade Média
*Vida social e econômica desloca-se da cidade para o campo
*Poucas condições para o desenvolvimento da arte
*No século VII, as fontes de preservação da cultura eram as escolas voltadas para a formação do clero
*Somente a Igreja contratava construtores, carpinteiros, marceneiros, vitralistas, decoradores, escultores e pintores
*Em 800, Carlos Magno é coroado imperador do ocidente e tem início grande desenvolvimento cultural. O poder real une-se ao poder papal e ele torna-se protetor da cristandade

A arte no Império Carolíngio
*Em sua corte, Carlos Magno cria uma academia literária e oficinas de arte
*Essas oficinas acontecem tanto no palácio quanto nos mosteiros
*Não são criadas obras monumentais
*Após a morte de Carlos Magno, a corte deixa de ser o centro cultural do império e as atividades centralizam-se nos mosteiros (ilustrações de manuscritos)
*Arquitetura, escultura, pintura, ourivesaria, cerâmica, fundição de sinos, encadernações e fabricação de vidros
*Nessas oficinas, os artistas redescobrem a tradição artística e cultural greco-romana

O estilo românico na arquitetura
*O nome românico designa obras dos séculos XI e XII, cuja estrutura se assemelha as dos antigos romanos
*Igrejas são chamadas de “fortalezas de Deus” – sempre grandes e sólidas
*Dois tipos de abóbodas: abóboda de berço e abóboda de arestas
*Sensação de solidez e repouso

Igrejas nas rotas dos peregrinos
*Durante a Idade Média realizavam-se longas peregrinações a lugares considerados santos
*Lugares mais procurados:
Jerusalém (local onde morreu Cristo)
Roma: sede da Igreja
Santiago de Compostela (Espanha): onde está enterrado o apóstolo Tiago
*Algumas igrejas ficavam nessas rotas

Saint-Sernin
*Basílica de Saint-Sernin – Toulouse – França
*Parada obrigatória para os peregrinos que passavam pelo território francês rumo a Santiago de Compostela
*Apresenta importante solução arquitetônica: em torno da nave central, um corredor contínuo que contorna também o altar-mor (deambulatório)


Estilo Cluny
*Em 910 foi fundada nessa cidade uma abadia de beneditinos
*No fim do século XII, os beneditinos já contavam com mais de mil mosteiros  pela Europa
*Em 1790 a abadia foi quase totalmente destruída, pouco sobrando dos edifícios e tesouros artísticos
*Mosteiro de Saint-Pierre, em Moissac: belos capitéis esculpidos (folhas, animais, personagens bíblicos)
*Igreja se utilizava da pintura e da escultura para narrar histórias bíblicas ou transmitir valores religiosos
*Tímpano: parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que formam a porta
*Tremó: pilastra central que divide a abertura da porta em duas partes iguais

A arquitetura românica na península itálica
*Não apresenta formas pesadas, duras ou primitivas
*Os construtores deram as igrejas um aspecto mais leve e delicado
*Influência da arte greco-romana (frontões e colunas)
*Conjunto arquitetônico da Catedral de Pisa
*Campanário e batistério separados da igreja

O estilo românico da pintura
*Grandes murais nas igrejas: abóbodas e grandes paredes
*Modelos das ilustrações dos manuscritos
*Temas religiosos (nada profano): criação do mundo e do ser – humano, o pecado capital, a arca de Noé, símbolos evangelistas e cristo em majestade
*Principais características: deformação e colorismo
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário