segunda-feira, 2 de abril de 2012

China Medieval


Disciplina: História  - Capítulo 7  - Leitura
Professor: Diego
Série: 7º ano

CHINA MEDIEVAL
            Em meados do século VII a China distinguia-se da Europa por sua maneira de governar. Enquanto a Europa declinava, pois o poder estava dividido entre os vários senhores feudais, a China prosperava, o poder se concentrava nas mãos dos imperadores.
            A seguir conheceremos as dinastias chinesas que mantiveram o poder entre os séculos VII e XIV.
Dinastia Tang – 618 – 905
            O Império Chinês conquistou vasta área, leste à oeste, Coréia à Pérsia, a China tornou-se uma das maiores potências daqueles tempos.
            O Imperador governava por meio de decretos, decretos estes fundamentados em suas conveniências. Os cargos políticos em geral eram ocupados por seus parentes.
            Os mercadores, que em parte eram estrangeiros, ocupavam lugar privilegiado também, sua entrada no país era facilitada. Os principais produtos para a exportação da China eram a seda e a porcelana, estes produtos eram pagos com ouro.         
            Os camponeses passavam o dia inteiro trabalhando nas plantações, paravam uma única vez ao dia, para almoçar.
Dinastia Song – 960 – 1278
            Neste período a China progrediu, chegando a 100 milhões de habitantes. A partir de então o governo passou a manter orfanatos, cemitérios públicos, celeiros comuns e passou a recolher mais impostos.
            Durante a Dinastia Song ocorreu a invenção das técnicas de xilogravura e tipografia. Com esta técnica, os chineses  puderam copiar livros de uma forma rápida e eficaz.
             A China passou por um processo de urbanização acelerada neste período.
            O comércio era feito pelos rios por meio de veleiros, e, por terra mediante uma rede de estradas, de pedras e tijolos, ligando  Kai – Feng, capital da China, à outras cidades. Navegam até a Índia para realizar trocas comerciais com os árabes, produtos chineses por produtos ocidentais. 
             Utilizou duas invenções, a bússola e a pólvora, para manter sua segurança em seu trajeto.                       
Dinastia dos mongóis – 1279 - 1368
             Em 1127, os tártaros invadiram a China, obrigando os Song a mudar sua capital para a cidade Hang-Tchou, tomaram parte do norte do país.
            Em meados do século XIII, os mongóis, liderados por Gêngis Khan atingiram a China com invasões.
            Kublai Khan, neto de Gêngis, venceu a resistência chinesa e, em 1279, tornou-se imperador da China, mudando o nome para Yuan.
             O livro de Marco pólo, um ocidental que viajou a China neste período, divulgou bastantes informações sobre o China á Europa.
           
                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário